terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Panorama Regional



Credibilidade dos jornais
A Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República ao Ibope, aponta que os jornais impressos estão na liderança de confiança dos brasileiros como meio de comunicação. O porcentual dos entrevistados que disseram que confiam sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais é de 59%. Rádio e televisão têm 57% e 54%, respectivamente.
A pesquisa mostra ainda que o tempo de leitura médio dos jornais impressos é de uma 1 hora e 10 minutos e, normalmente, assim como ocorre com as revistas, eles são comprados em banca, preferencialmente ao longo da semana. A informação foi divulgada pela Agência Anhanguera.

Desconfiança
Os entrevistados se dizem mais desconfiados, contudo, quando as informações são de sites, blogs e redes sociais. Em relação aos sites, 62% disseram confiar poucas vezes no que foi publicado. O índice é de 63% quando a plataforma é rede social e de 54% em relação a blogs.

Televisão
O levantamento aponta que a TV é o meio de comunicação mais acessado. Pouco mais de três quartos dos entrevistados veem televisão todos os dias. As emissoras da TV aberta são as mais assistidas, principalmente a Rede Globo.

Rádio
Em relação a rádios, aproximadamente dois em cada três entrevistados afirmam ouvi-lo, sendo que quase a metade todos os dias. Não foi identificada a emissora de rádio de maior preferência do brasileiro.

Uso de mídia
A pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência tem como objetivo conhecer como se informam os diversos segmentos socioeconômicos e as características de seus hábitos de uso de mídia. Os dados publicados agora pela secretaria são referentes a agosto do ano passado. O tamanho total da amostra foi fixado em 15.050 entrevistas, em todo o País. A maioria dos entrevistados é casada (38%), se declara como parda (40%) e católica (59%). Quanto à profissão, a maioria é autônoma (27%), seguido de trabalhadores assalariados com carteira assinada (22%). A pesquisa não divulgou a idade das pessoas ouvidas.

Liderança absoluta
Semana passada o Grupo Folha de Comunicação, que controla, entre outros veículos, o jornal Folha de Londrina, juntamente com Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) realizou um evento para profissionais de propaganda, tendo como tema o nível de confiança das mídias, ocasião em que o gerente geral de Mercado do Grupo Folha, Luciano Kühl, falou sobre a credibilidade do jornal diante dos novos meios de comunicação. Segundo ele, hoje, mais de 2,7 bilhões de adultos no mundo leem jornais impressos todos os dias, e 1,3 bilhão lê jornais nos formatos digitais, citando dados da World Press Trends Reports. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o jornal é a terceira instituição de maior confiança dos brasileiros. Em termos de confiança, a mídia perde apenas para as Forças Armadas e a Igreja Católica. Outro dado importante é que, de cada cinco notícias veiculadas em mídias sociais, três são falsas, enquanto que o noticiário veiculado no jornal impresso tem a confiança total do público.

Disputa
Ontem o prefeito interino de Quatiguá, o Zé Vareta, deixou o cargo para dedicar-se à campanha para as eleições suplementares de 2 de abril. Assumiu no seu lugar o vice-presidente da Câmara, Christian Coser.

Estelionato
Um mês após a posse dos prefeitos, as populações de alguns municípios estão se perguntando o que aconteceu com parte das administrações municipais, cujos prefeitos, em campanha, venderam o paraíso a seus eleitores, como se tudo estivesse a mil maravilhas, mas agora choram as pitangas, paralisam obras, demitem assessores e suspendem serviços por conta de uma crise que não existia antes.

Hipocrisia
Toda vez que um prefeito ou o governador resolve divulgar editais de licitação para escolha de agência de publicidade responsável pela divulgação dos atos administrativos, opositores caem de pau, como o está acontecendo agora com o governo estadual, acusado em torrar dinheiro público em promoção pessoal de Beto Richa. Na verdade, são campanhas institucionais, estimuladas pela legislação, o que fazem todos os governos.

Cervejas nos estádios
 A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep aprovou a constitucionalidade e legalidade do projeto de lei que regulamenta a venda e consumo de cerveja e chope nos estádios em dias de jogos de futebol no Paraná, apresentado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa.

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