Credibilidade dos jornais
A
Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secretaria de Comunicação da
Presidência da República ao Ibope, aponta que os jornais impressos estão na
liderança de confiança dos brasileiros como meio de comunicação. O porcentual
dos entrevistados que disseram que confiam sempre ou muitas vezes nas notícias
publicadas em jornais é de 59%. Rádio e televisão têm 57% e 54%,
respectivamente.
A
pesquisa mostra ainda que o tempo de leitura médio dos jornais impressos é de
uma 1 hora e 10 minutos e, normalmente, assim como ocorre com as revistas, eles
são comprados em banca, preferencialmente ao longo da semana. A informação foi
divulgada pela Agência Anhanguera.
Desconfiança
Os
entrevistados se dizem mais desconfiados, contudo, quando as informações são de
sites, blogs e redes sociais. Em relação aos sites, 62% disseram confiar poucas
vezes no que foi publicado. O índice é de 63% quando a plataforma é rede social
e de 54% em relação a blogs.
Televisão
O
levantamento aponta que a TV é o meio de comunicação mais acessado. Pouco mais
de três quartos dos entrevistados veem televisão todos os dias. As emissoras da
TV aberta são as mais assistidas, principalmente a Rede Globo.
Rádio
Em
relação a rádios, aproximadamente dois em cada três entrevistados afirmam
ouvi-lo, sendo que quase a metade todos os dias. Não foi identificada a
emissora de rádio de maior preferência do brasileiro.
Uso de
mídia
A
pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência tem como
objetivo conhecer como se informam os diversos segmentos socioeconômicos e as
características de seus hábitos de uso de mídia. Os dados publicados agora pela
secretaria são referentes a agosto do ano passado. O tamanho total da amostra
foi fixado em 15.050 entrevistas, em todo o País. A maioria dos entrevistados é
casada (38%), se declara como parda (40%) e católica (59%). Quanto à profissão,
a maioria é autônoma (27%), seguido de trabalhadores assalariados com carteira
assinada (22%). A pesquisa não divulgou a idade das pessoas ouvidas.
Liderança absoluta
Semana passada o Grupo Folha de Comunicação, que
controla, entre outros veículos, o jornal Folha de Londrina, juntamente com Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) realizou um evento para profissionais de
propaganda, tendo como tema o nível de confiança das mídias, ocasião em que o
gerente geral de Mercado do Grupo Folha, Luciano Kühl, falou sobre a
credibilidade do jornal diante dos novos meios de comunicação. Segundo
ele, hoje, mais de 2,7 bilhões de adultos no
mundo leem jornais impressos todos os dias, e 1,3 bilhão lê jornais nos
formatos digitais, citando dados da World Press Trends Reports. Segundo estudo
da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o jornal é a terceira instituição de maior
confiança dos brasileiros. Em termos de confiança, a mídia perde apenas para as
Forças Armadas e a Igreja Católica. Outro dado importante é que, de cada cinco
notícias veiculadas em mídias sociais, três são falsas, enquanto que o noticiário
veiculado no jornal impresso tem a confiança total do público.
Disputa
Ontem o prefeito interino de Quatiguá, o Zé
Vareta, deixou o cargo para dedicar-se à campanha para as eleições
suplementares de 2 de abril. Assumiu no seu lugar o vice-presidente da Câmara,
Christian Coser.
Estelionato
Um mês após a posse dos prefeitos, as populações
de alguns municípios estão se perguntando o que aconteceu com parte das
administrações municipais, cujos prefeitos, em campanha, venderam o paraíso a seus
eleitores, como se tudo estivesse a mil maravilhas, mas agora choram as
pitangas, paralisam obras, demitem assessores e suspendem serviços por conta de
uma crise que não existia antes.
Hipocrisia
Toda vez que um prefeito ou o governador resolve
divulgar editais de licitação para escolha de agência de publicidade
responsável pela divulgação dos atos administrativos, opositores caem de pau,
como o está acontecendo agora com o governo estadual, acusado em torrar
dinheiro público em promoção pessoal de Beto Richa. Na verdade, são campanhas
institucionais, estimuladas pela legislação, o que fazem todos os governos.
Cervejas
nos estádios
A Comissão de
Constituição e Justiça (CCJ) da Alep aprovou a constitucionalidade e legalidade
do projeto de lei que regulamenta a venda e consumo de cerveja e chope nos
estádios em dias de jogos de futebol no Paraná, apresentado pelo deputado
estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário