segunda-feira, 28 de março de 2016

Panorama Regional

Prefeito de fato
A impressão que se tem é que nada intimida o marido da prefeita de Abatiá, Lourdes Yamagami, ele que já foi prefeito duas vezes, Jurandir Yamagami. Na cidade é publico e notório que ele se comporta como prefeito de fato. A última do polêmico líder político ocorreu há poucos dias, quando foi chamar a atenção do secretário de Obras da Prefeitura, João Honorato, que desafiou Jurandir, afirmando que ele não tem poder, nem autonomia para interferir na administração municipal. Diante do constrangimento, Honorato deixou o cargo e pediu demissão. Pelo menos até ontem a tarde a exoneração não havia ocorrido. Pelo menos no Diário Oficial Eletrônico nada havia sido publicado até o momento da consulta. 

Prefeito de fato 2
O mais surpreendente é que Jurandir Yamagami, como se não tivesse que dar satisfações à justiça e comunidade, vem sendo visto nos últimos dias despachando como secretário e fiscalizando obras que estão sendo realizada pela prefeitura. Essa atitude não seria usurpação de serviço público?

Prefeito de fato 3
A atitude do “primeiro damo” mereceu críticas por parte do radialista Adir Dias, da Abatiá FM, provocando a ira de Jurandir Yamagami que foi à sede da emissora tirar satisfações. Como não conseguiu acesso ao interior da rádio, o ex-prefeito teria derrubado o portão com seu carro o portão do imóvel.

Debandada
Por conta das atrapalhadas envolvendo a administração municipal, está ocorrendo uma debandada de lideranças que dão sustentação política à prefeita Lourdes Yamagami.

Ameaçado
Causou surpresa durante a reunião da Amunorpi, realizada na manhã de ontem em Santo Antônio da Platina, a presença do prefeito de Cambará, João Mattar Olivato, cercado de seguranças. Aos colegas da região ele explicou que vem sofrendo ameaças de morte, justificando o aparato com que se apresentou.

Homenagem
O procurador geral de justiça do Paraná, o ribeirão-clarense Gilberto Giacóia, será homenageado pela Assembleia Legislativa com título de Cidadão Benemérito do Paraná, proposto pelo deputado Tião Medeiros (PTB), que será entregue no dia 30, quarta-feira. A proposta foi subscrita pelo presidente da Casa, Ademar Traiano, que se declarou honrado em conceder essa homenagem ao procurador. Segundo ele, Giacóia é um “grande parceiro da Assembleia em iniciativas importantes como o Geração Atitude, que promove, entre outras atividades, o despertar do interesse dos jovens na participação na política.

Jogando a toalha
Segundo o jornalista Fábio Campana, em sua coluna de ontem, nem os mais ferrenhos adoradores do bezerro de ouro do PT mantém otimismo em relação ao impeachment de Dilma Rousseff. A dupla de senadores do Paraná que apoia Dilma está jogando a toalha. Requião diz que “hoje, Dilma está praticamente cassada pelo Congresso”. Mas acredita que se Dilma mexer na economia se salva. “Tudo o que Dilma fez até agora favorece o rentismo e ferra capital produtivo e trabalho. Que tal um projeto para mudar o Brasil?”

Gleisi
A senadora Gleisi Hoffmann, do PT, segundo Campana, teria outra opinião, mais simplória, como de costume: “o problema é político, pois já fizemos ajustes para garantir a execução dos programas sociais”, diz ela, que anuncia o fim do ciclo PT falando em “golpe”, outra simploriedade.

Mapeando
Após dar como perdida a batalha para manter o PMDB na base aliada, o governo decidiu fazer um mapeamento dos cargos hoje ocupados por apadrinhados peemedebistas — o objetivo é redistribuir esse espólio a outros partidos que possam dar votos para salvar a presidente Dilma Rousseff do processo de impeachment no Congresso. As informações são de Jpunia Gama, Eduardo Bresciani e Renato Onofre em O Globo.

Debandada do governo

Aliados da presidente Dilma Rousseff temem um "efeito manada" sobre a base do governo caso o PMDB confirme o rompimento com o Planalto em reunião de seu diretório nacional na próxima terça (29). Os mais afetados tendem a ser PP, PR e PSD. O governo dá como certa a saída do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, da base. Nas contas do Planalto, a ala rebelde do partido é agora majoritária e deve sacramentar a ruptura da aliança com o PT. As informações são de Daniela Lima, Débora Álvares e Valdo Cruz na Folha de S. Paulo.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Panorama Regional

Pouca prática
O jornalista Marco Martins, desta Tribuna, ligou no final da tarde de ontem para o advogado Paulo Bastos, que representa o ex-prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto na ação judicial em que este foi condenado por improbidade administrativa. Ao invés de responder as perguntas feitas pelo jornalista, preferiu o tom irônico, mordaz, deixando escapar o comportamento belicoso ao assinalar que está processando o jornal e o repórter.
Bastos me faz lembrar a equipe de advogados do ex-presidente Lula, que mesmo procurados pela reportagem da Rede Globo para se manifestarem, preferiram o silêncio, para depois pedir direito de resposta e ameaçar com processos judiciais. Nas duas matérias veiculadas por este jornal, Neto foi procurado na primeira vez, e na segunda veiculação, coube ao advogado se manifestar, preferindo o tom ameaçador.

Constatação
Em sua fala com o jornalista da Tribuna, Haggi Neto admitiu que está condenado em definitivo, que não cabe mais recursos, que vai pagar a multa importa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas defende a tese de que está elegível e que vai concorrer na eleição de outubro deste ano. Foi o que o jornal publicou, mas defendendo que a sentença por improbidade administrativa agravado com o dolo (intenção de cometer a ilegalidade), o coloca fora do processo eleitoral.

Constatação 2
Para eliminar qualquer dúvida, a reportagem consultou dois dos mais experimentados juristas especializados em Direito Eleitoral do Paraná. Ambos concordaram com a tese defendida pelo jornal. Ou seja, Neto pode até lançar sua candidatura a prefeito de Cambará, mas é pouco provável que obtenha registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão de sua condenação. Vale salientar que o ex-prefeito tem uma penca de outros processos que correm na justiça em diferentes esferas.

Troca-troca
Conforme levantamento realizado pelo jornalista Carlos Roberto Francisquini, do site Circulandoaqui, em Cambará três vereadores trocaram de legenda durante janela partidária. Claudinei ‘Tuta’ Tironi não é mais do PT, ele deixou a legenda e está flertando com o Partido Humanista da Solidariedade - PHS, agremiação ligada a Igreja Católica

Troca-troca 2
Renato Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores também mudou de sigla. Ele se transferiu para o Partido Socialista Brasileiro – PSB que acabou indo para as mãos de seus principais adversários políticos na cidade, o que o obrigou a um novo voo, desta feita para o Partido Trabalhista do Brasil - PT do B.

Troca-troca 3 
A surpresa na janela de transferência foi a saída de João Antonio Tinelli, do PSDB, para o Partido Social Democrático – PSD. Ele diz que vai usar sua experiência política para ajudar a fortalecer o partido.

No mesmo ninho
O prefeito de Cambará, João Mattar Olivato (PSC) acabou ficando sozinho na legenda. Os dois principais aliados, Ratinho Junior e Nelson Padovani, deixaram a legenda. Ratinho foi para o (PSD) e Padovani para o (PSDB) curiosamente, os dois partidos da base do vice-prefeito Luís Dias pode concorrer contra ele.

Tudo como antes
Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, Apesar de sugerir que o impeachment, sem base, cheira a golpe, Renan Calheiros continua fazendo, nos bastidores, a mesma avaliação dos últimos dias: “Não tem mais jeito”.

Típico dele
Quem acompanha os passos do presidente do Senado diz que ele fez, faz e fará gestos ambíguos até o fim. Por puro instinto de sobrevivência, não quer ser confundido nem com o exército inimigo, nem com as tropas aliadas.

Esclarecimento
Com relação à veiculação nos meios de comunicação no dia de ontem, o deputado licenciado Ratinho Junior informa que todas as doações recebidas em suas campanhas, inclusive as oriundas do Diretório Nacional do PSC, foram devidamente declaradas à Justiça Eleitoral, cujas prestações de contas foram aprovadas pelo TRE-PR. 


segunda-feira, 21 de março de 2016

Panorama Regional

Controvérsia em Cambará
A divulgação pela Tribuna do Vale, edição do último fim de semana, da condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do ex-prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto (PMDB) e do atual vereador Rafaelo Frascatti, do mesmo partido. O que gerou controvérsia nos meios políticos locais é que consta no mesmo texto informação de que o ex-prefeito, por conta da sentença do STJ, estaria inelegível e não poderia concorrer nas eleições deste ano  por ter sido incluído na lista dos políticos ficha suja.
Neto, como é mais conhecido o ex-prefeito, procurou o site Circulandoaqui, que repercutiu a matéria da Tribuna, alegando de forma veemente que não está inelegível e mantém sua candidatura à prefeitura local, antecipando que terá como vice na chapa o mesmo ex-vice Cláudio Frascatti.

Improbidade
O ex-prefeito de Cambará foi condenado em todas as instâncias da Justiça por improbidade administrativa pela prática de nepotismo. Ele foi acusado pelo Ministério Público (MP) por ter nomeado como chefe de gabinete e, depois, secretário de Indústria e Comércio, o filho de seu então vice-prefeito, o atual vereador e líder da oposição, Rafaelo Frascatti, que também estaria inelegível.

Consulta
Para dirimir a controvérsia o jornal apresentou a dois especialistas em Direito Eleitoral e Administrativo uma consulta para esclarecer a situação jurídica do ex-prefeito Neto e do vereador Rafaelo. Até o fechamento desta edição os dois juristas ainda não haviam apresentado seus pareceres, o que deve ocorrer nesta terça-feira.

Marketing eletrônico
O prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto está apreendendo a utilizar uma nova ferramenta de marketing político: as redes sociais. Há algumas semanas ele posta na internet todas as atividades que realiza no dia-a-dia.

Fim da revoada
Acabou neste fim de semana a “janela partidária”, período de 30 dias em que deputados e vereadores poderiam mudar de partido sem risco de perder o mandato. Foi uma revoada geral. Faremos um levantamento em toda região para aferir o que mudou em termos partidários nos município.        
Sem prorrogação
Não é possível prorrogar concurso público com prazo de validade já expirado, ainda que não tenham passado quatro anos desde sua homologação.  É ilegal o reaproveitamento do resultado do concurso não prorrogado. A orientação é do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em resposta a consulta formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Mandirituba (Região Metropolitana de Curitiba), Silvio Galvan.

Decadência
O Datafolha perguntou a opinião dos brasileiros sobre o fato de o juiz Sergio Moro ter obrigado o ex-presidente Lula (PT) a depor de forma coercitiva na Polícia Federal no início de março. Para 82% dos entrevistados, o juiz agiu bem. Apenas 13% condenaram a decisão, criticada por alguns juristas. A pesquisa foi divulgada domingo, 20, na Folha de S. Paulo.

Pela culatra
Parece pouco dizer que a presidente Dilma Rousseff (PT) acertou um tiro no pé ao abrigar seu padrinho no Palácio do Planalto. A acomodação de Lula na Casa Civil representou muito mais que isso: foi provavelmente o erro mais grosseiro de um governo pródigo em decisões deploráveis do ponto de vista político, econômico e moral.

Pesquisa
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 17 e 18 e publicada neste final de semana traduziu em números o tamanho do descompasso que se verifica entre o governo petista e a população brasileira. Nada menos que 73% dos entrevistados responderam que Dilma agiu mal ao convidar o ex-presidente para assumir o ministério. Além disso, para 36% a gestão deve piorar com a chegada de Lula, e 38% entendem que nada mudará. Na opinião de 68% dos brasileiros, Lula aceitou o cargo só para obter o chamado foro privilegiado e escapar de um processo em primeira instância comandado pelo juiz federal Sergio Moro.

Posse
O governador Beto Richa deu posse segunda-feira (21) aos novos secretários de Estado da Casa Civil, deputado federal Valdir Rossoni; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior; e da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes. A solenidade lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram a vice-governadora Cida Borghetti, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Vasconcelos; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, presidentes e lideranças de diversos setores da economia, além de deputados estaduais. 



terça-feira, 15 de março de 2016

Panorama Regional

Polêmica em Quatiguá
A reportagem veiculada nesta Tribuna, na edição de ontem (terça-15), mexeu com a temperatura política em Quatiguá. Nada menos que cinco dos nove membros do Legislativo local votaram contra recomendação do Ministério Público da comarca de Joaquim Távora pela redução do número de diárias tiradas pelos vereadores. Atualmente cada um dos nove membros da Casa pode tirar até 48 diárias por ano. Se cada um dos edis utilizarem o limite de diárias, isso representaria uma despesa de R$ 19.200 por ano. Somando os nove, teríamos um total de R$ 172.800 do bolso de cada contribuinte. Lógico que nem todos fazem uso do limite de diárias, mas poderiam, se quisessem.

Redução das diárias
Por uma questão de justiça a coluna informa que os vereadores Zé Vareta, Polaco Despachante e Julio Zanlorenzi votaram pela redução do número de diárias, recomendado pelo promotor de Joaquim Távora, sede da comarca, Fabrício Muniz Sabage.

Pela manutenção
Votaram pela manutenção  das diárias, contrariando recomendação do MP, os vereador Ariovaldo Robles, o Arião, Chrystian Coser, Pedro Toledo, Israel Marques e Otoniel Depizolli. A presidente da Câmara, Leila Salvi só votaria em caso de desempate.

Carlopólis
O prefeito de Carlópolis, o popular Pezão, segundo denuncia de moradores, cortou o ônibus que levava os alunos do município. para a escola Agrícola de Cambará. O caso está provocando a maior revolta nos pais dos estudantes que ficaram sem ter como enviar os filhos para estudar. O transporte era fornecido há quatro anos e foi interrompido abruptamente sem aviso. Estava programado para a noite de ontem na Câmara de Vereadores uma manifestação protestando contra a medida do Executivo!

Devolução
A 1ª Promotoria de Justiça de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, expediu na última terça-feira (8) recomendação administrativa para que uma servidora do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto da cidade faça o ressarcimento ao erário de valores pagos irregularmente por horas extras.

Segundo o MP-PR, a servidora, que ocupa cargo em comissão, e, portanto, não faz jus aos requisitos necessários para obtenção de hora extra, recebeu pagamentos dessa natureza em dez meses do ano de 2013 e em cinco meses de 2014. Ela tem o prazo de 90 dias para fazer a devolução total dos valores recebidos, acrescidos de correção monetária. Caso não cumpra com a recomendação, a servidora poderá ser acionada pela prática de ato de improbidade administrativa.

Filiação
Mais de 700 lideranças políticas participaram nesta terça-feira (15) da solenidade de filiação dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Jonas Guimarães ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento contou com as presenças do governador Beto Richa (PSDB), do presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira, do presidente do PSB estadual, Severino Nunes Araújo, do deputado federal Luciano Ducci, do líder do partido na Assembleia, Thiago Amaral, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o Estado.

Filiação 2
O deputado Romanelli agradeceu aos novos companheiros de partido pela acolhida e pediu empenho das lideranças para que façam novas filiações. “Agradeço aos meus companheiros de caminhada e a todos os do PSB que tão generosamente nos acolhem. Ingressamos no partido pela porta da frente e poderemos exercer nosso mandato com liberdade. O PSB tem uma visão moderna da economia de mercado, é um partido nacional, com lideranças fortes. Precisamos fazer com que o partido cresça ainda mais no Estado, para que possamos eleger um grande número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, disse.

Beto Richa

O governador Beto Richa lembrou que a parceria com o PSB possibilitou uma gestão eficiente em Curitiba e revelou sua admiração pelas lideranças nacionais do partido. “Parabenizo os deputados estaduais pela escolha que fizeram. O PSB sempre atuou em defesa dos interesses da população, no Paraná e no Brasil. Eu tinha uma grande admiração por Eduardo Campos e recebi lições políticas das quais jamais me esquecerei de seu avô, Miguel Arraes, que foi companheiro do meu pai José Richa, na luta contra a ditadura. Aqui no Estado, fiz uma parceria muito produtiva com o PSB, com o Luciano Ducci na prefeitura de Curitiba, que possibilitou o crescimento da nossa capital. Só tenho palavras de agradecimento pelo trabalho conjunto”, afirmou o governador.

  

sexta-feira, 11 de março de 2016

Panorama Regional

Prestígio
Em ligação que fez no final da tarde de ontem a este colunista, o deputado estadual Leonaldo Paranhos, que assume a vice-presidência do PSC paranaense confirmou o convite formulado ao empresário e presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI-PR), Admar Pucci Junior para integrar a executiva estadual do partido, provavelmente a secretaria geral, responsável pela reestruturação da agremiação no estado. O que a direção partidária planeja é aproveitar o trânsito de Junior Pucci, como é mais conhecido, possui em todas as regiões do Paraná em razão de seu trabalho como dirigente de uma das mais bem organizadas categorias profissionais do país.

Prestígio 2
Paranhos, confirmando palavras do deputado Edmar Arruda no dia anterior, disse que Pucci é o homem de confiança da direção estadual do PSC em Santo Antônio da Platina, juntamente com o presidente do partido na cidade, Professor Agnaldo. “São esses dois que conduzirão o processo político em Santo Antônio. A executiva estadual acatará a decisão que for tomada”, assinalou, reafirmando que o presidente do CRECI é o nome de preferência da direção como o candidato no pleito municipal de 2016.

Prestígio 3
Junior Pucci, no entanto, deixa claro que não pretende se candidatar a nada, colocando-se como alguém que deseja ajudar o partido. Ele volta a reafirmar que sua preferência é para o nome do ex-prefeito e ex-deputado José Afonso Junior. “O Afonso Junior só não será candidato se não quiser. Tem todo o nosso apoio, pois é uma liderança reconhecida pela competência e pela vida pública irretocável sob o ponto de mista moral”, reconhece.
  
Fortalecimento
Durante a conversa Paranhos comentou que, com a transferência do deputado e secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior para o PSD, assume a presidente do PSC o deputado federal Hidekazu Takayama. Deverão permanecer na agremiação social cristã entre quatro a cinco deputados estaduais. O deputado federal, Edmar Arruda que assumiria a presidência do PSC com a saída de Ratinho, acabou tendo que acompanhar o colega por exigência do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab em razão de sua atuação estratégica como membro da Comissão de Orçamento da Câmara federal.

Concurso em Jacarezinho
O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, publicou sexta-feira, 11, o Edital do Concurso Público 01/2016, com inscrições abertas a partir do dia 21 de março até 04 de abril. Os cargos oferecidos são de Advogado, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Urbanismo, Médico Auditor, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Técnico Agrícola, Técnico em Laboratório, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem e Técnico em Higiene Dental.

Saúde
Também foi assinado o Edital do Concurso Público 02/2016 destinado a selecionar profissionais para a área de saúde, tais como agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auxiliar de enfermagem, auxiliar de odontologia, cirurgião dentista, enfermeiro e médico PSF. Os salários variam entre R$ 958,87 e R$ 9.708,73. Informações completas nos endereços eletrônicos www.fauel.org.br ehttp://www.jacarezinho.pr.gov.br, no Diário Oficial do Município, disponível em http://www.jacarezinho.pr.gov.br/diario.

Quermessão
Quando a direção da Efapi 2016 anunciou como atração principal da exposição a presença de cover Wesley Safadão, ficou visível o clima de descontentamento do público que gosta deste tipo de evento por conta da programação artística. Mas o problema da feira agropecuária não está restrito ao item cultural, mas de forma geral. Dá pena vermos a perda de prestígio deste que já foi o maior evento do Norte Pioneiro, em termos de comercialização, um dos cinco mais importantes do Paraná.

Quermessão 2
O problema é que a Sociedade Rural Regional do Norte Pioneiro, responsável pelo evento, não possui recursos para bancar shows de renome nacional, diferentemente de eventos tidos como bem menores, mas que são patrocinados pelas prefeituras. A 1ª Expoguapi, de Guapirama, que aconteceu recentemente, contratou atrações de peso e foi sucesso absoluto, apesar das chuvas torrenciais. Fica a proposta: que tal a Sociedade Rural devolver a Efapi para a administração municipal. Sinceramente, não vejo outra saída, pois até o setor de animais vem se mostrando capenga.  




Panorama Regional

Afonso Junior
O ex-prefeito Celso Schmidt, em entrevista por telefone, no final da tarde de ontem, pediu que a coluna retificasse uma informação publicada na edição de quinta-feira (10), na qual era dada como certa sua transferência e do ex-prefeito José Afonso Junior do PSC para o PSD. Segundo ele, a decisão de mudança só ocorrerá após uma consulta com todos os membros do atual partido, principalmente porque os filiados terão a opção de transferência até dia 18 deste mês, quando termina a “janela” partidária.

Agitação
Na edição de ontem a Tribuna do Vale veiculou reportagem informando que o PSC planeja lançar candidatura própria e antecipou a possibilidade de migração de Celso Schmidt e José Afonso Junior para o PSD, possibilidade influenciada pela migração do deputado e secretário Ratinho Junior, que deixa a presidência do PSC para assumir o controle da agremiação nacionalmente comandada pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab.

Reflexão
Schmidt disse que os membros da Comissão provisória do PSC farão uma análise sobre o melhor caminho e garantiu que só depois disso o grupo vai decidir o rumo a seguir. Não está descartada a transferência para o PSD, mas isso não implica um rompimento do o PSC, pois, juntas, as duas agremiações representa uma força política com chances reais de vitória nas próximas eleições.

Takayama
Ontem, no início da noite, o deputado federal Edmar Arruda informou mudanças de planos com relação a seu futuro partidário. Ele deveria assumir a presidência do PSC, com a saída de Ratinho Junior para o PSD. Ocorre que o líder nacional do PSD não aceitou a permanência de Arruda na agremiação de origem por este fazer parte da Comissão de Orçamento da Câmara Federal. A solução de última hora foi chama o também federal Hidekazu Takayama para assumir a presidência do PSC, tendo na vice o deputado estadual Leonaldo Paranhos. Ele confirmou que contará com a ajuda do platinense Admar Pucci Junior na direção do Diretório Estadual.

Evandro Junior
O presidente do PSDB de Maringá, deputado Evandro Junior, coordenou nesta quinta-feira, 10, o terceiro encontro regional do partido que aconteceu na Cidade Canção, com a presença do presidente estadual dos tucanos, deputado Ademar Traiano, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Marcello Richa. "São encontros preparatórios que estão organizando o partido e suas lideranças para as eleições municipais de outubro. É muito importante a participação do PSDB, com chapas fortes de prefeitos e vereadores em todas as cidades do Noroeste", diz Evandro Junior.

Confirmado
Foi oficializada ontem, quinta-feira, a filiação do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior, no Partido Social Democrático (PSD). A mudança partidária ocorre principalmente pela busca de novos desafios políticos, a busca de um partido moderno, inovador, dinâmico e também parcerias  políticas que continuem focando no trabalho, desenvolvimento e principalmente por mais qualidade de vida para população do Paraná. O secretário ressaltou que o PSD é  um partido forte e que vai possibilitar um trabalho ainda maior para os paranaenses.

Juntos
Em relação ao Partido Social Cristão (PSC), Ratinho Junior garantiu, "vamos continuar caminhando juntos, compartilhando os mesmos valores e trabalhando por um Paraná mais forte. Um novo Paraná". Na cerimônia, que contou com a presença do presidente estadual do PSD e chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra e também do presidente municipal do PSD, Ney Leprevost, Ratinho Junior destacou a importância de um partido com expressão nacional, como é o PSD, para que o processo de impeachment contra a presidente ganhe força. “ Tenho a certeza que, aqui no Paraná,  vou ajudar o PSD a reforçar o pedido de milhões de brasileiros, que é a saída da presidente Dilma do poder. Não vamos compactuar com os desmandos pelos quais o nosso país tem passado. A saída dela representa a retomada do crescimento e a recuperação  do Brasil, finalizou, Ratinho Junior.

Sem mortes

Para os moradores de 43 municípios do Paraná, os assassinatos não são uma preocupação. Essas cidades, que correspondem a praticamente 10% do total de municípios paranaenses, estão há quatro anos, desde 2012, sem registrar homicídio doloso (com intenção de matar). No Norte Pioneiro, dois municípios estão nessa situação: Barra do Jacaré e Quatiguá.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Panorama Regional

Cassão prefeito
Esta quinta-feira, 10, promete ser de revoada em todo estado, por conta da proximidade do fim “janela partidária”, que permite a transferência de siglas sem risco da perda de mandatos. Ontem o vereador Cláudio Domingues, o Cassão, anunciou que pode deixar o Partido da República (PR), mas ainda não decidiu para qual sigla vai se transferir. Ele antecipou que teria uma reunião com o ex-deputado federal Chico da Princesa, que controla o PR no município, deixando patente que intenciona lançar seu nome à prefeitura de Santo Antônio da Platina e quer o aval do ex-parlamentar.
 Caso isso não ocorra ele antecipa que tem convites de outros partidos, mas aguardar o desfecho da conversa com Chico da Princesa. Cação diz que tem recebido incentivo para lançar sua pré-candidatura, com argumento de que seu nome é identificado com as causas populares. O vereador diz que o povo trabalhador anseia um nome ligado às bases populares e admite lançar seu nome ao executivo.

Chega de elite
Para o vereador José Jaime Paula Silva, o Mineiro, que provém dos mesmos segmentos sociais de Cação, o colega é uma liderança que encontra forte ressonância entre as classes C e D. Mineiro admitiu que há um clima de saturação na classe trabalhadora e que uma candidatura proveniente desses segmentos sociais encontraria forte respaldo. Cassão é um nome proveniente da periferia, onde está a maioria de seus eleitores. “Assim como eu, o Cação é a pessoa que o povo recorre nos momentos difíceis. É de gente assim que nossa gente precisa”, assinalou o parlamentar.

De volta aos tucanos
Mineiro anuncia também que está deixando o PSB e retorna para o ninho tucano onde militou por muitos anos. Ele explica que sua decisão se deve ao clima de instabilidade dentro da sigla socialista com o lançamento do nome do pré-candidato Fabio Galdino, o Fabinho Balão, sem prévia consulta aos colegas de diretório. “Ninguém constrói uma candidatura sozinho, por esta razão estou mudando de partido”, antecipou.

Valdir do Foto
Outro que também deixa o PSB é o atual presidente da Câmara, Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto. Ele anunciou recentemente que planeja candidatar-se a prefeito, mas nos meios políticos há quem aposte que sua real intenção é, na condição de vice, integrar a chapa a reeleição do atual prefeito, Pedro Claro de Oliveira (DEM).
    
Revoada no PMDB
O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na Assembleia Legislativa, adiantou quinta-feira que cinco deputados devem deixar o PMDB até o dia 19. "Os quatro deputados do PMDB vão decidir, de forma conjunta, para que partidos devem seguir", disse Romanelli. Na lista estão, além de Romanelli, os deputados Alexandre Curi, Artagão Junior e Jonas Guimarães, e o deputado federal Osmar Serraglio.

Quem é o pior
O jornalista Fábio Campana apontou em sua coluna quem é o personagem mais prejudicial da política brasileira hoje, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizada em 24 estados brasileiros. Deu o esperado. Dilma (28,4%), Lula (25,8%) e Eduardo Cunha (17,9%) dispararam na frente. Fernando Henrique Cardoso vem a seguir com 5,3% e Aécio com 5,0%. E olhe que a pesquisa foi feita antes da condução coercitiva de Lula e das últimas denúncias cabeludas contra Dilma. Foram ouvidos 2.022 eleitores de 24 estados brasileiros.

Clamor das ruas
A julgar por alguns indicadores importantes, a manifestação de domingo contra Dilma Rousseff vai bombar - ao menos em São Paulo. Até agora, 3 milhões de paulistanos confirmaram presença, via rede social. Para que o leitor possa comparar, esse número subiu 50% entre sexta-feira e ontem. É um número muito maior do que os registrados na primeira grande manifestação anti-Dilma, realizada há um ano. Entretanto, não há hoje números claros sobre o protesto nas outras grandes capitais brasileiras.

Amarelou
 No Paraná, o PT orientou os filiados a não protestar no domingo, 13, quando defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff vão às ruas em todo o Brasil. O deputado Tadeu Veneri argumenta que os petistas devem esperar para apoiar Dilma e o ex- presidente Lula. "Estamos solicitando que as pessoas não venham para as ruas nesse dia e que, se quiserem fazer reuniões, façam longe (das manifestações). Não é o confronto que vai resolver as diferenças", disse à Folha de Londrina.

Não é verdade
Entre as muitas mentiras espalhadas na internet a respeito do juiz federal Sergio Moro está a de que seu pai, o professor Dalton Áureo Moro (1943–2005) – autor de “Maringá, espaço e tempo”, um livro considerado essencial para entender a cidade – foi fundador do PSDB de Maringá. O empresário Pedro Vier, que estava na fundação do partido e foi vice de Georges Khoury (falecido em 2007, aos 71 anos) e presidente do partido em 1992, que Dalton não tinha vínculos com partidos políticos.




segunda-feira, 7 de março de 2016

Panorama Regional

Fim de semana quentíssimo
Este último final de semana ficará na história como um dos mais frenéticos nos meios políticos do país. A ebulição começou na quinta-feira, 3, com a antecipação em dois dias da circulação da revista Istoé, que trouxe como matéria de capa informações sobre suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral, que até ser preso há algumas semanas ostentava os títulos de líder do Governo no Senado e presidente da Comissão de Orçamento da Casa.
No dia seguinte, uma fatídica sexta-feira para o PT, o ex-presidente Lula é levado à força para depor na Polícia Federal (PF), por conta de suspeitas de acobertamento de patrimônio que teria amealhado através do chamado propinoduto da Petrobrás. No final, por conta da condução coercitiva de Lula, e ex-presidente, posando de vítima, tenta obter algum lucro político do episódio.

Tempestade à vista
Nos meios políticos e na imprensa especializada o inferno astral do PT, de suas principais lideranças e outros partidos da base de sustentação do governo deve perdurar por um bom tempo. Outras delações premiadas à vista trazem a previsão de uma tempestade ainda mais devastadora, que ameaça arrastar, além de Lula, a presidente Dilma Roussef.

Prestação de contas
O vereador Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net, de Santo Antônio da Platina, cobra dos secretários municipais prestação de contas das atividades que desenvolvem em suas pastas. “É importante cada um desses gestores apontarem onde e como está sendo aplicado o dinheiro público. Seria necessário um relatório detalhado ou até mesmo virem na Câmara Municipal para demonstrarem essas ações”, argumenta.

Itambaracá
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregulares as contas do convênio entre a Prefeitura de Itambaracá e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) local. Os recursos - R$ 469.800,00 - foram transferidos em 2009 para o custeio de despesas no atendimento de crianças em período integral. Em função da desaprovação, o prefeito de Itambaracá, Amarildo Tostes (gestões 2009-2012 e 2013-2016), e a primeira-dama, Diomar Santin Tostes, que também é secretária municipal de Assistência Social, foram multados individualmente em R$ 1.450,98. Além disso, os conselheiros do TCE-PR determinaram a inclusão dos seus nomes no cadastro de responsáveis com contas irregulares.

Irregularidades
Os motivos para a desaprovação foram a omissão do município em prestar os serviços de assistência social diretamente à população e a realização de convênio com entidade irregular perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Receita Federal. A APMI de Itambaracá, inclusive, pagou com recursos do convênio uma dívida com o INSS anterior à efetuação dos repasses pela prefeitura, além de saldar juros e multas decorrentes dessa pendência.

Entidade inidônea
O relator do processo, conselheiro Fernando Guimarães, ressaltou que o município, além de não ofertar o serviço público de assistência social às crianças, fez parceria com uma entidade sem idoneidade financeira e, inclusive, pagou despesas referentes a débitos fiscais que não são de sua responsabilidade. Por isso, o relator aplicou aos responsáveis a sanção prevista no artigo 87, inciso VI, da Lei Complementar Estadual nº 113/2005 - a Lei Orgânica do TCE-PR.

Processo
A Gazeta do Povo já foi notificada da primeira ação que corre na Justiça a respeito da divulgação dos salários de juízes, desembargadores, promotores e procuradores estaduais. Um juiz de União da Vitória pede 40 salários mínimos - R$ 41,2 mil - por danos morais provocados pela divulgação do seu salário no site do jornal.

É pra cumprir
A partir deste ano, as 399 prefeituras paranaenses deverão informar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a demanda por vagas nas creches e pré-escolas do município. A exigência visa aferir o cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que determina a universalização, já em 2016, da pré-escola às crianças a partir dos quatro anos. O anúncio foi feito pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, na terça-feira (1º de março), em entrevista coletiva à imprensa. O cumprimento dessa obrigação das administrações municipais foi incluído no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2016 e será acompanhado pelos técnicos do órgão de controle ao longo deste ano.


quinta-feira, 3 de março de 2016

Panorama Regional

Inconstância da coluna
Tenho recebido manifestação de leitores, descontentes pela falta de constância na publicação da coluna, que as vezes fica dias sem ser veiculada na edição impressa e na versão eletrônica da Tribuna do Vale. A leitura diária se transforma num hábito, o que me faz entender a reação do publico. Só me resta pedir desculpas aos leitores a quem me explico informando que minhas atividades na empresa são múltiplas, cuidando da administração e outros setores, o que força a viagens que muitas vezes me impedem de escrever.

Perigo a vista
Nesta semana tive uma longa conversa com o jurista Nildo Lubke, que foi secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e especialista em direito público e eleitoral. Falamos sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), avalizando a prisão de acusados de crimes diversos, desde que condenados em segunda instância por decisão colegiada.

Perigo a vista 2
O que seria uma decisão a atingir condenados criminalmente, está sendo estendido para julgamentos na esfera administrativa envolvendo agentes públicos. Por exemplo, um prefeito que tenha sido condenado por improbidade administrativa, com sentença confirmada por câmara ou turma de tribunal de segunda instância, mesmo que em grau de recursos a tribunal superior, corre risco de se enquadrar na lista de ficha suja e ficar de fora das eleições deste ano.

Tremedeira
Por conta das dúvidas geradas pelas decisões dos tribunais, a região tem uma coleção de candidatos que estariam fora da disputa se as teses se confirmarem. Wilson Ronaldo Roni, de Japira é um deles. Peté, em Ibaiti, estaria sob risco, o, o mesmo ocorrendo com o ex-prefeito de Cambará, Neto. Mário Pereira, em Ribeirão Claro, entre outros.

Começou a festa
A campanha municipal nem deslanchou e já dá para perceber o uso da mídia “independente”. Nada que uns trocos não possam influenciar a “linha editorial” Um candidato “pretende governar para o povo”. Seu adversário, “governa para si mesmo”. Uma vereadora lança-se candidata, mas ela é “contestada pela população”. Mas a coitada anunciou que está saindo do partido pelo qual se elegeu duas vezes, e já é “contestada pela população”.

Perda
Manifesto condolências aos familiares do ex-vereador Abílio Pedro de Oliveira, que faleceu na tarde da última quarta-feira, em Santo Antônio da Platina. Tive o prazer de conhecê-lo antes mesmo de fixar residência nesta cidade, em 1988. Exemplo de pai e esposo, cidadão de reconhecida sobriedade, Abílio era daqueles políticos que sempre soube equilibrar política e vida social. Ele deixa muitas saudades!       

Mirando no exemplo
Os advogados de Lula citaram o caso da senadora Gleisi Hoffmann (PT) e do marido Paulo Bernardo (PT) para justificar que a legislação impede duplicidade de investigações sobre um mesmo objeto. Lula ingressou com recurso, com pedido de liminar, no STF para suspender as investigações sobre o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá – imóveis que seriam do petista - até que a Corte defina quem pode cuidar do caso, o Ministério Público Federal ou o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Fora da lavanderia
Foi o que aconteceu com Gleisi e Bernardo, que no âmbito da Lava Jato, tiveram parte do inquérito desmembrado para Justiça Federal de São Paulo. Os investigadores suspeitam que a casal petista tenha se beneficiado de um esquema de desvio no Ministério do Planejamento com a gestão fraudulenta de empréstimos consignados.

Ah Lula!
A iniciativa de Lula ocorre um dia após o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, alegar à Corte que o ex-presidente é suspeito de receber vantagens ilegais de empreiteiras investigadas no esquema de corrupção na Petrobras quando o petista estava à frente do Palácio do Planalto.

Educação 
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, reuniu-se ontem com o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia, para propor a abertura de diálogo sobre a aplicação do PNE (Plano Nacional de Educação - Lei Federal n. 13.005/2014) e, com isso, garantir a plena execução da lei nos municípios. Ocorre que as cidades precisam de recursos do Estado e da União para garantir que isto aconteça. A preocupação dos prefeitos deve-se ao fato de que promotores de Justiça do Interior do Estado estão exigindo (com base na Meta 1 da Lei Nº 13.000/2016) que as prefeituras cumpram imediatamente a norma do PNE de que os municípios ofereçam vagas nas creches para pelo menos 50% das crianças com até três anos de idade. A lei estabelece, porém, que as vagas sejam abertas, gradualmente, até o ano de 2024, de acordo com plano de ação.

E dinheiro?
 "Existe total empenho dos municípios no atendimento das normas legais do PNE e na promoção da educação infantil, mas, em relação à disponibilização de vagas dos CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), as prefeituras não possuem recursos financeiros, orçamentários e nem pessoal suficiente. Por isso, a aplicação desta política pública depende do necessário repasses de recursos do Estado e da União,  conforme previsto na lei”, explicou Micheletto. "Vamos discutir este assunto. O Ministério Público está de portas abertas para as prefeituras”, disse Giacóia. Uma nova reunião entre a duas organizações será marcada para aprofundar o debate.